Duas pessoas morreram na manhã desta quarta-feira na cidade de Odessa, no sudoeste da Ucrânia, num ataque russo com drones e mísseis russos ao país, segundo o governador da região.
As vítimas mortais eram um condutor de camiões e um segurança. Para além das vítimas mortais, o ataque feriu uma pessoa e danificou infra-estruturas do porto da cidade, nomeadamente armazéns, veículos e um navio civil, segundo o governador citado pela Reuters.
A região de Odessa é o centro das exportações ucranianas para o Mar Negro, que foram retomadas sem o consentimento da Rússia, depois de Moscovo ter abandonado, no verão passado, um acordo negociado pela ONU que permitia a Kiev exportar alimentos durante a guerra com a Rússia.
As instalações portuárias da região têm sido regularmente atacadas por mísseis de longo alcance de Moscovo. A Rússia, que lançou a sua invasão em grande escala em Fevereiro de 2022, tem negado repetidamente ter como alvo civis ou infra-estruturas civis na Ucrânia.
No ataque desta manhã, vários drones danificaram uma instalação de energia na região noroeste de Rivne, segundo o operador da rede nacional. O incêndio que deflagrou foi localizado e não houve registo de vítimas, disse o governador Oleksandr Koval.
O ataque causou cortes temporários de energia na região, mas não exigiu nenhuma alteração nos cortes de energia programados, afirmou o operador da rede Ukrenergo.
A Ucrânia tem sido forçada a introduzir cortes regulares de energia durante horas, devido à escassez de abastecimento e aos danos significativos causados às instalações eléctricas desde Março pelos ataques aéreos russos.